Os contadores não se diferem muito dos temporizadores na maneira de serem executados. A diferença básica entre eles é que não são incrementados automaticamente como nos temporizadores. Existem dois modelos distintos de Contadores:
- Contador Up (CTU): conta de forma crescente (-1, 0, 1, 2, 3, 4, ...)
- Contador Down (CTD): conta de forma decrescente (3, 2, 1, 0, -1, -2, ...)
É possível também unir estes dois contadores a fim de gerar um contador com a possibilidade de contar tanto de forma crescente quanto de forma decrescente. Antes de estudar os modelos separados dos contadores vamos aprender a configurá-los. De forma geral o bloco de um contador apresentado pelo LogixPro tem a seguinte aparência:
Figura 5: Contador
Onde:
- XXX: Indica o modelo do Contador (Up ou Down)
- Counter: É o endereço deste contador no PLC. Deve ser configurado pelo usuário substituindo o ‘?’ por C5:Z, onde Z é um número de 0 a 15.
- Accum: Indica o valor já contado pelo contador.
- Preset: Um valor predefinido pelo usuário a ser comparado ao valor acumulado pelo contador.
Contador UP (CTU)
Como já enunciado o contador CTU tem a função de contar de forma crescente. A cada vez que sua entrada é energizada seu acumulador é incrementado. Este contador possui duas saídas:
- CU: ativada enquanto o contador estiver alimentado.
- DN: ativada quando o valor do acumulador se torna igual ou maior que o valor do Preset.
Podemos dizer que a saída CU do contador CTU representa seu Enable, EN.
Exemplo (Contador UP)
Contador Down (CTD )
A maneira de se acionar o contador Down é exatamente como o contador Up. A diferença agora é que a cada energização do contador Down seu acumulador é decrementado, diminuído. Este contador possui duas saídas:
- CD: ativada enquanto o contador estiver alimentado.
- DN: ativada quando o valor do acumulador se torna igual ou maior que o valor do Preset
Podemos dizer que a saída CD do contador Down representa seu Enable, EN. Ela tem o mesmo funcionamento que uma saída CU em num contador Up.
Exemplo (Contador Down)
Contador UP e DOWN
Como citado anteriormente é possível unir dois contadores, um CTD e um CTU formando assim um único contador capaz de contar de modo crescente ou decrescente.
Para isto basta criar duas linhas de comandos independentes. Em uma delas você faz o acionamento de um contador UP. Na outra linha o acionamento de um contador Down. Na hora de configurar estes contadores deve-se nomea-los da mesma forma (C5:0, C5:1, ..., C5:15).
Ao configurar os dois contadores com o mesmo endereço do PLC você faz com que os dois possuam o mesmo preset e o mesmo acumulador. Em outras palavras, ao dar um pulso no contador UP, o acumulador deste assim como o acumulador do contador Down configurado da mesma forma, serão incrementados. A recíproca também é verdadeira.
Exemplo (Contador UP e Down)
Reset de Temporizadores e Contadores (RES)
Os temporizadores e os contadores no LogixPro apresentam uma bobina especial de Reset. Esta bobina quando acionada zera o valor guardado no acumulador dos temporizadores e contadores, independente do modo que estão funcionando.
Para configurar esta bobina basta endereça-la como o temporizador ou contador que se deseja reiniciar.
Exemplo (Reset de Temporizadores e Contadores – RES)
Vale resaltar que ao utilizar o simulador LogixPro, muitas vezes precisamos alterar nosso código, colocando o programa em modo “PGM”. Para voltar a simulação com o código alterado é necessário fazer o download do mesmo e colocar o modo de operação do programa em “RUN”. Quando se está utilizando uma simulação cujo código apresente temporizadores ou contadores, ao sair da simulação, voltando o modo de operação para “PGM” estes terão seus valores de acumuladores guardados. Isto significa que ao voltar com seu programa ao modo “RUN” os temporizadores e contadores não estarão zerados. Aconselha-se que todas as vezes que se desejar reiniciar uma simulação com temporizadores e contadores, estes deverão ser reiniciados pelo menu do programa.
Simulations → Reset Timers and Counters
Enviar um comentário