Aula-11: Temporizadores (Timer)


Existem três modelos de Timers que podemos trabalhar o LogixPro: o Timer ON, o Timer OFF e o Timer RTO. Abaixo são apresentadas as características em comum destes três modelos e depois uma análise detalhada das particularidades de cada um. 

Todo Timer, independente do seu modelo, possui três saídas distintas, ou seja, três sinais que podemos utilizar como comando ou sinalização dentro da lógica de programação. Apesar de todos os modelos apresentarem estas saídas, as mesmas são habilitadas de modo diferente a cada modelo. Estas três saídas são apresentadas abaixo:

  • EN (Enable): Informa a habilitação do timer
  • DN (Done): informa o término da temporização programadaTT (Timer Timing): Informa o processo de contagem do timer.

De forma geral o bloco de um timer apresentado pelo LogixPro tem a seguinte aparência:
Figura: Timer 

Onde:

  • XXX: Indica o modelo do Timer: (ON, OFF ou RTO)
  • Timer: É o endereço deste timer no PLC. Deve ser configurado pelo usuário substituindo o ‘?’ por T4:Z, onde Z é um número de 0 a 15. A cada timer utilizado deve-se utilizar um valor de Z.
  • Time Base: Indica a base de tempo que o Timer irá contar, em outras palavras, o tempo gasto para se contar uma unidade no LogixPro. Este valor já vem estabelecido no bloco do Timer, não tendo a necessidade de configuração pelo usuário. Seu valor é de 0.1, o que significa uma incrementação na contagem a cada 0.1 segundo.
  • Accum: Indica o valor já contado pelo Timer após sua ativação.
  • Preset: Determina o tempo que o timer deverá contar. É configurado pelo usuário a partir da seguinte fórmula:



Exemplo (Preset)
Caso deseje configurar um Timer para contar 2 segundos deve-se configurar seu Preset com o valor 20.

Timer ON (TON)


O temporizador Timer ON é o modelo de Timer mais utilizado na prática. Ele é disparado, ou seja, começa a contar no momento em que é energizado. Neste mesmo momento sua saída EN é ativada. Durante o processo de contagem, enquanto seu Accum é incrementado ao passo de 0.1 segundo, sua saída TT também é ativa. No momento em que o Accum atinge o valor preestabelecido em Preset, TT é desligada e DN é ativada indicando o fim da temporização. Enquanto o bloco estiver alimentado, significa que o mesmo está habilitado e sua saída EN fica ativa, mesmo que a temporização já tenha sido terminada. 

Para que todo o processo de temporização ocorra é necessário que o bloco do Timer ON fique energizado de forma continua pelo processo. A ausência de energia no mesmo faz com este zere seu acumulador necessitando de nova alimentação para reiniciar sua temporização.

Exemplo (Timer ON)

Timer OFF (TOF)

O temporizador Timer OFF ao contrário do Timer ON só tem sua temporização iniciada no momento que o mesmo deixa de ser energizado. 
A saída EN indica a energização do temporizador. Logo enquanto o Timer OFF estiver alimentado sua saída EN está ativada. Válido ressaltar que este modelo de Timer só é disparado pela falta de energização, logo, durante sua contagem, a saída EN fica inativa, sem sinal. 
 A saída TT continua sendo ativada somente no período em que o timer está contando. 
A saída DN para este modelo de Timer é ativada no momento que seu acumulador é zerado e permanece ativa até que se termina a contagem, ou seja, o fim da temporização de um Timer OFF é indicada pela ausência de sinal em DN. 
Se o modelo de Timer ON tem seu acumulador reiniciado pela falta de energia, o Timer OFF tem seu acumulador reiniciado com a presença de energia.

Exemplo (Timer OFF)

Timer ON Retentivo (RTO)

As saídas de um Timer ON Retentivo (RTO) funcionam exatamente como as saídas de um Timer ON normal. A saída EN enquanto o bloco estiver energizado, a saída TT enquanto este bloco estiver contando e a saída DN ao fim da temporização. 
A diferença entre estes dois modelos de temporizadores está na maneira que seus acumuladores são reiniciados. O Timer ON puro bastava a falta de energização para reiniciar seu acumulador, o Timer RTO não funciona desta maneira. Ele é capaz de reter o valor do acumulador. Para reiniciar este modelo de temporizador é necessária a utilização de uma bobina de Reset que será discutida no final da aula 12.

Exemplo (Timer RTO)













1 comentários:

Enviar um comentário