Escola Secundária Mateus Sansão Mutemba
Data: 22 de Fevereiro de 2017
Nome da professora: Sebastiana Cássimo Bernardo
Disciplina: Língua portuguesa
Período: tarde
Número de alunos: 55
Idade dos alunos: 13-16
Sala: 03
Turma: C
Classe: 8a
Tipo de aula: inicial
Duração da aula: 45 minutos
Lição numero: 1
1.Unidade temática 5: textos literários
Tipo de texto: Narrativo
Objectivo geral:
Conhecer os textos narrativos.
Objectivos específicos:
Ø Ler o texto “Jaime de Cristal”;
Ø Interpretar o texto “Jaime de Cristal”;
Ø Recontar o texto “Jaime de Cristal”.
Tema: leitura e interpretação do texto “Jaime de Cristal”.
Métodos:
Ø Expositivo;
Ø Elaboração conjunta;
Ø Trabalho independente.
Meios:
Ø Livro de turma;
Ø Caderno do professor;
Ø Fundo do quadro preto;
Ø Esferográficas;
Ø Apagador;
Ø Giz;
Ø Caderno do aluno.
Introdução e motivação. 5 min
O professor chama os alunos pelos seus próprios nomes ou números e de seguida, ele marca falta os ausentes, isso directamente no livro turma. Posto isso, o professor pergunta aos alunos se já ouviram uma história e do que falava.
Possível resposta: sim, a história falava duma nora que era muito curiosa.
Era uma vez, uma nora que foi a casa da sogra passar alguns dias. Mas ela tinha um problema, de bisbilhotar coisas alheias.
Num certo dia, a sogra antes de ir a machamba pediu que ela varresse o seu quarto, mas por nenhum momento poderia abrir o sexto que se encontrava debaixo da sua cama. A nora com os olhos abaixados respondeu: sim mamã, vá tranquila que eu tomo conta dos deveres de casa.
Quando começou a varrer o quarto da sogra e viu o sexto que a sogra salientara, ficou mais curiosa e decidiu abri-lo. Quando o abriu, saiu de la uma cobra bem grande, com susto gritou bem alto...socorooooooo!
Gritou tão alto que despertou toda a vizinhança, quando a sogra chegou em casa, zangou-se e chamou o seu marido. Ela disse ao seu filho, o que fez a sua mulher foi como se ela a visse pelada.
Com isso, foi obrigado a leva-la de volta na casa dos seus pais de modo a ter bons conselhos (…).
Mediação e Assimilação 20 min
Depois de ouvir as possíveis historia, o professor pede aos alunos para lerem o texto da página 60, “Jaime de Cristal”. Pede aos alunos que de forma individual façam uma leitura silenciosa.
Passando alguns minutos, o professor pede aos alunos de forma voluntária para ler o texto em voz alta sendo um parágrafo por aluno. Isso de modo que todos os alunos tenham a oportunidade de ler. Findo a leitura, o professor pede aos alunos que interpretem o texto “Jaime de Cristal”.
- Do que fala o texto?
- Como era o Jaime de Cristal?
Posiveis respostas:
- R% O texto fala do Jaime de Cristal.
- R% O Jaime era um menino transparente, que através dos seus membros podia ver se como através do ar e da água. via se o seu coração bater e também viam se os seus pensamentos deslizar como peixes coloridos no aquário.
Com as ideias deixadas pelos alunos, o professor acrescenta dizendo que o menino de Cristal não podia mentir porque logo que ele falava uma falsidade, saia uma bola de fogo na testa. Com a clareza do seu pensamento, ele não podia calar-se das injustiças cometidas pelo tirano. Por isso, ele foi encarcerado numa escura prisão que logo tornaram-se transparente.
Domínio e consolidação. 10 min
Terminando a fase de interpretação do texto, o professor pede aos alunos que formem um grupo de quatro elementos para resolverem os exercícios da página 60. Assim avaliando a compreensão do texto. Sabendo que não são todos os alunos que possuem o livro de português, o professor passa os exercícios no quadro do fundo preto.
Exercícios:
1. Para cada uma das alíneas apresentadas, copia para o teu caderno a opção correcta, de acordo com o sentido do texto que acabaste de ler.
1.1-Relativamente ao espaço, a acção localiza-se:
a) Num país em guerra.
b) Numa cidade longínqua.
c) No fundo do mar.
d) Numa floresta tropical.
1.2-O menino era transparente por isso viam-se nele:
a) O bater do coração e peixes a nadar dentro das veias.
b) Os seus pensamentos e pedaços de cristal.
c) As mentiras que dizia e o fluxo sanguíneo.
d) O bater do seu coração e os seus pensamentos.
1.3- Um dia, o menino transparente disse uma mentira:
a) Propositadamente.
b) Sem intenção.
c) Para prejudicar uma pessoa de quem não gostava.
d) Para se divertir.
1.4-O ditador que passou a governar o país era:
a) Temido.
b) Apreciado.
c) Idolatrado.
d) Popular.
1.5- O poder de Jaime advinha-lhe:
a) Da sinceridade.
b) Da simpatia.
c) Da capacidade de perdoar.
d) Do altruísmo.
1.6- Dos provérbios apresentados, o que melhor se aplica à situação narrada nos últimos quatro parágrafos do texto é:
a) Vira-se o feitiço contra o feiticeiro.
b) Preso por não ter cão, preso por não ter.
c) Vender gato por coelho.
d) À noite todos gatos são pardos.
Depois de passar os exercícios no quadro, os alunos iram resolver de forma individual e de seguida o professor de forma aleatória, seleciona 6 alunos para responder as questões.
Possíveis respostas:
1.1R% Relativamente ao espaço, a acção localiza-se numa cidade longínqua.
1.2R% O menino era transparente por isso viam-se nele o bater do seu coração e os seus pensamentos.
1.3R% Um dia, o menino transparente disse uma mentira sem intenção.
1.4R% O ditador que passou a governar o país era temido.
1.5R% O poder de Jaime advinha-lhe da sinceridade.
1.6R% Dos provérbios apresentados, o que melhor se aplica à situação narrada nos últimos quatro parágrafos do texto é, vira-se o feitiço contra o feiticeiro.
Controlo e avaliação. 5 min
Com as respostas deixadas, o professor concilia as ideias e da o seu parecer com relação a tarefa. Deixando assim a tarefa de casa que será apresentada na próxima aula.
T.P.C
1. Faz um reconto no seu caderno da história do Jaime de Cristal.
Sumario. 5 mim
Com o fim da aula, o professor pede um voluntário para explicar em poucas palavras o assunto que trataram na sala de aula.
Possível resposta˸ na nossa aula de hoje, fizemos a leitura e a interpretação do texto da página 60 "Jaime de Cristal". Este era um menino transparente que não podia mentir, visto que saia uma bola de fogo na sua testa. Ele era tão transparente que via se o bater do seu coração ate os seus pensamentos deslizavam como peixes no aquário. Enfim, ele era muito leal.
Referência bibliográfica
MORAIS, Maria Emília & OLIVEIRA, Bertina. Língua portuguesa 8a classe. Plural editores. Maputo 2014. Pag:62
1 comentários:
otima interpretaçao
ReplyAutomação Residencial Azure
Automação Residencial AWS1
Automação Residencial AWS2
GCLOUD
IBM Cloud
Oracle Cloud
Enviar um comentário