Aula-9: Introdução a programação Ladder

A linguagem Ladder foi a primeira que surgiu na programação dos Controladores Lógico Programáveis (CLPs), pois sua funcionalidade procurava imitar os antigos diagramas elétricos, utilizados pelos Técnicos e Engenheiros da época. O objetivo era o de evitar uma quebra de paradigmas muito grande, permitindo assim a melhor aceitação do produto no mercado.
O diagrama de contatos (Ladder) consiste em um desenho formado por duas linhas verticais, que representam os pólos positivo e negativo de uma bateria, ou fonte de alimentação genérica. Entre as duas linhas verticais são desenhados ramais horizontais que possuem chaves. Estas podem ser normalmente abertas, ou fechadas e representam os estados das entradas do CLP. Dessa forma fica muito fácil passar um diagrama elétrico para linguagem Ladder. 

Contatos Normalmente aberto e fechado (NA/NF)

O diagrama de contatos Ladder funciona como um esquema elétrico cujos principais elementos são o contato normalmente aberto, o contato normalmente fechado e a bobina do relé.

Contato normalmente aberto (NA)

Essa instrução normalmente é uma entrada, denominada em inglês de  Input opened  e funciona do seguinte modo: quando o bit associado a um contato normalmente aberto for acionado, o contato fechará; caso contrário, ele permanecerá aberto. Outra maneira de entender é imaginando um botão com o contato normalmente aberto: enquanto esse botão estiver solto, o contato ficará aberto, porém, ao ser pressionado, o contato do botão fechará. 
Caso o botão NA esteja em um circuito elétrico, ocorrerá a passagem de corrente elétrica nos componentes do circuito. Se houver uma carga em série com esse botão e uma tensão de alimentação, a carga será acionada.

As figuras abaixo mostra o contacto de circuito elétrico e a representação gráfica de
um contato NA em diagrama Ladder.

                                                 
      Botao e contacto de circuito elétrico                    contato NA em diagrama Ladder


Contato normalmente fechado (NF)

Essa instrução normalmente é uma entrada, denominada em inglês de  Input Closed e funciona do seguinte modo: quando o bit associado a um contato normalmente fechado for acionado, o contato abrirá; caso contrário, ele permanecerá fechado. Outra maneira de entender é imaginando um botão com o contato normalmente fechado: enquanto esse botão estiver solto, o contato ficará fechado, porém, ao ser pressionado, o contato do botão abrirá.
Caso o botão NF esteja em um circuito elétrico, não ocorrerá passagem de corrente elétrica. Se houver uma carga em série com esse botão e uma tensão de alimentação, a carga será desligada.

As figuras abaixo mostra o contacto de circuito elétrico e a representação gráfica de
um contato NF em diagrama Ladder. 

                                         
      Botao e contacto de circuito elétrico                    contato NF em diagrama Ladder
  

Saída simples

Essa instrução normalmente é uma saída, denominada em inglês de  ouput Closed , ao ser acionada, transfere para o endereço associado a ela o valor da tensão que estiver em sua entrada. Por exemplo, em circuitos elétricos, utilizam-se diretamente relés ou contatores para acionar cargas como motores, resistências etc. Na figura abaixo, quando aciona-se o botão s1, energizam-se a bobina do relé k1, o que, consequentemente, fecha os contatos, acionando a carga do relé.

Em  CLP genérico, o relé K1 representa uma saída simples que tem como operando o endereço de saída O:2/0. 

As figuras abaixo mostra a saida de circuito elétrico e a representação gráfica de um contato NF em diagrama Ladder
                                                           
       Bobina de relé K1 de circuito elétrico               endereço de saída em diagrama Ladder


Dessa forma fica muito fácil passar um diagrama elétrico para linguagem Ladder. Basta transformar as colunas em linhas, como se mostra nas figuras abaixo, para o caso de uma simples partida direta.

Exemplo1-a
 Figura de circuito electrico de comando de partida directa de motor



Exemplo1-b
Figura de Programa de partida directa de motor







Enviar um comentário